A História da Imagem e do Movimento

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

A História da Imagem e do Movimento

O início da imagem em movimento não está calcada com o início do vídeo ou do cinema, como muitos pensam. O pensamento técnico dos teatros de luz por Giovanni della Porta (século XVI), as projeções criptológicas por Athanasius Kircher e a lanterna mágica foram o início tanto da projeção fotográfica como do aparato cinematográfico.

O início


O vídeo o cinema e a TV são baseados repetição de uma imagem aos olhos e um fenômeno chamado de "Persistência da Visão".

Mas o que seria a persistência da visão?

É o fenômeno provocado no olho humano quando observamos um objeto projetado. O nosso olho "mistura" a imagem anterior com a seguinte provocando a ilusão de movimento sequencialmente.

O início

1 - Possuimos a percepção e a construção cultural (aquela que constrói o entendimento da imagem)

2 - A persistência da visão (elemento fisiológico da imagem - cérebro conectado a retina)

O início

Thaumatrópio (John Ayrton Paris - 1820)

Fenacistoscópio, Zootrópio e Praxinoscópio

Cinetógrafo e Cinetoscópio

Cinetógrafo - 1891

Aparelho de produção de filmes inventado por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories.

Cinetoscópio - 1891

Aparelho de projeção de filmes. São pequenos curtas em celulóide que podiam ser vistos apenas por uma pessoa de cada vez.

Filmes de Edison - 1890

O Cinematógrafo dos Lumière

O Cinematógrafo dos Lumière

Aparelho híbrido - O cinematógrafo é uma máquina de filmar e de projeção que reproduzem imagens sobre uma superfície lisa e geralmente clara.

Cinematógrafo - Primeiros Filmes

Referência

  • AUMONT, Jaques. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. São Paulo: Papirus, 2012.
  • COSTA, ANTONIO. Compreender o Cinema. São Paulo: Globo, 1985
  • XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3º edição - São Paulo, Paz e Terra, 2005.
  • MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997