Prof. Gláucio Moro
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...existe a imagem. A câmera é a ferramenta que comunica a imagem. E uma única imagem tem o poder de informar e modificar ambientes, complementar histórias, lugares e criar pensamentos. A imagem do nosso papel de parede em um smartphone, exprime e comunica traços da nossa personalidade, dos nossos gostos, do nosso temperamento naquele período.
Flusser, (1985, p.7), diz:"O caráter mágico das imagens é essencial para a compreensão das suas mensagens. Imagens são códigos que traduzem eventos em situações, processos em cenas. Não que as imagens eternalizem eventos; elas substituem eventos por cenas. E tal poder mágico, inerente à estruturação plana da imagem, domina a dialética interna da imagem, própria a toda mediação, e nela se manifesta de forma incomparável."
No início do cinema, linguagens cênicas eram emprestadas para a concepção e criação das obras, pois os procedimentos técnicos próprios para a linguagem cinematográfica ainda não haviam surgido, estavam em desenvolvimento. Não existiam estilos de narrativas, tampouco enquadramentos, planos e ângulos de câmera; o teatro e a ópera, exemplos iniciais inspirados para essas produções, possuem conceitualmente apenas uma única “tomada de câmera”, que é o palco onde o espectador assiste a peça.
Podemos notar que a sequência em si não tem cortes nem montagem, e a história — mais um gag do que propriamente uma história — nem ao menos trabalha o enredo extraquadro. Ou seja, a perseguição do homem não sai para fora do quadro, e ele se posiciona para o centro da tela para aplicar as palmadas no garoto, e tudo em planos gerais.
David Griffith foi quem primeiro notou as relações de distância que poderia haver entre os planos. Estudando melhor essas noções, produziu uma série de testes que iam desde o já conhecido plano geral até os Close-Ups. Ele notou que dependendo da distância que dava para cada plano que gravava, criava uma relação “emocional” nas cenas.
Os Quadros, as sequencias e os cortes, formam o que nós imaginamos como montagem. Assim, os jogos sempre tiveram montagens. Reparem como o cinema e os jogos são similares em seu princípio.
O que seria?
O que o nosso olho vê? Nosso olho captura imagens semelhantes a de uma câmera.
Lentes de 50mm angulares são as mais próximas ao olho humano