Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com
para entender emergência, antes é preciso entender o conceito de complexidade. O estudo de sistemas complexos tende a examinar sistemas que se auto-organizam, se replicam, aprendem e se adaptam.
o que seria?"Complexidade não é só uma questão de um sistema que tem uma grande quantidade de peças que são relacionadas entre si de modo não simples. Em vez disso, encontramos uma propriedade especial, a qual torna sistemas complexos de um tipo diferente dos mais simples, permitindo que sistemas façam coisas e sejam coisas que não poderiamos não esperar"(CASTI, 1994, p.40-41)
Mensagem e Edifício
Mensagem e Edifício
O que seria?
Emergência é um aspecto crucial da compreensão de como um sistema de um jogo se torna significativo para os jogadores. A emergência decorre da complexidade. Emergência é acima de tudo, um produto de interações baseadas na conexão, dependentes do contexto. Tecnicamente, essas interaçòes, e o sistema resultante, não são lineares: O comportamento de todo o sistema não pode ser obtido pela soma dos comportamentos de suas partes constituintes.
O tabuleiro e as formigas
Holland (1998), usa a metáfora de um jogo de tabuleiro e um formigueiro como exemplos de emergência, destacando que esses sistemas não podem ser compreendidos considerando apenas as médias do comportamento dos objetos independentes do sistema. "Pode-se descrever todas as regras, mas não necessariamente todos os produtos das regras" (CAMPBELL, 1982, p. 105)
"O comportamento do sistema não pode obtido pela soma dos comportamentos"
"O comportamento do sistema não pode obtido pela soma dos comportamentos"
Os jogos exigem jogadores O conceito de interação lúdica significativa se baseia na idéia de que há relações perceptivas entre a ação do jogador e o desfecho do jogo. Nos jogos, a emergência surge por meio da interação do sistema de jogo formal e as decisões tomadas por jogadores. Por Exemplo, o blefe no poker.
Em um sistema emergente complexo, cada elemento aquire sua identidade, em virtude de suas possíveis relações com outros elementos. Quando um único elemento muda, o resto dos relacionamentos é afetado. Para um designer de jogos, criar um jogo e ver o seu jogo sendo "mudado" explorando diversas interações narrativas não previstas é um desafio.