A criação de um ambiente proporciona tanto ao leitor, como o telespectador ou o gamer um elemento primordial da construção de qualquer elemento complexo: IMERSÃO.
Para que criar um Mundo
Mas o que seria essa Imersão?
Por onde começar algo que seja complexo e imersivo?
Criamos uma realidade de fora pra dentro ou de dentro para fora?
Para que criar um Mundo
Depende da Narrativa!
Por onde começar algo que seja complexo e imersivo?
As abordagens funcionam dependendo da forma como são concebidas. Por exemplo: Se a narrativa é focada exclusivamente na história do personagem seria de dentro para fora.
Se for focado em um universo fantástico é de fora para dentro.
Lembrar sempre que: Não é porque você construiu de fora para dentro ou de dentro para fora que o que está no final da ponta deve ser construído de maneira desleixada.
Para que criar um Mundo
Qualquer distúrbio visual ou auditivo dentro da sala de exibição remete o espectador à existência de uma realidade exterior, desperta-o para a presença da vida corrente,
trivial e cotidiana e tudo isso compromete o estado psicológico particular necessário para a perfeita adesão ao mundo do filme. Para se avaliar melhor o peso da situação cinema basta comparar o tipo de envolvimento implicado pela projeção cinematográfica com a descontração e o distanciamento produzidos pela televisão, em que não há nem sala escura, nem isolamento, nem passividade do espectador. Isso talvez nos ajude também a entender por que as obras mais arrebatadoras do cinema parecem medíocres quando exibidas na televisão. (MACHADO, 1997, p. 87)
Para que criar um Mundo
Podemos imaginar que Headphones, telas maiores, aparelhos específicos são formas de criar uma conexão maior com as histórias e os mundos atuais e conectar mais ainda a todos.
Passos Essenciais
Qual é a sua história?
Sem história não há como decidir que caminhos tomar, se você começará pelo desenvolvimento dos personagens ou do mundo.
Pesquise sobre sua história! Pesquise MUITO!
Todos os universos são de certa forma mimeses de mundos que conhecemos. Nunca criamos nada do ZERO. Não podemos fazer algo que não esteja dentro do que conhecemos, nem que inconscientemente. Estamos onde? PASSADO, PRESENTE ou FUTURO em relação a nós mesmos?
Toda a riqueza de nossa história através dos tempos é muito mais informação do que o nosso conhecimento de base pode oferecer.
Passos Essenciais
Veja uma ordem nesse mundo
Como é a sociedade? É como a nossa? É inspirada alguma civilização? Qual? Como são os habitantes? Há guerra? Fome? Classes mais abastadas? Existe vida selvagem? Que tipo? Religião? Folclore? Lingua?
O processo de se criar uma realidade é complexo, mas vamos nos lembrar: Se algum elemento não participar da narrativa nesse mundo criado, não existe porque descrevê-lo tão detalhadamente. O mundo depende essencialmente dos elementos que uma narrativa pode dar.
De Fora para Dentro
Mundo Criado de Fora para Dentro
Vamos imaginar um jogo como a franquia Mario, por exemplo. Porque seu mundo é visto de fora para dentro?
Mundo Criado de Fora para Dentro
Mundo Criado de Fora para Dentro
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
Exemplo: Mundo 1
mergulhando na história desse mundo
Construir um mundo é imaginar também elementos e eventos que trarão aos personagens da história, elementos cruciais das escolhas.
Exemplo: Porque o Superman foi parar no planeta Terra?
O que Gothan City foi infuencia na vida de Bruce Wayne?
mergulhando na história desse mundo
Construir um mundo é imaginar também elementos e eventos que trarão aos personagens da história, elementos cruciais das escolhas.
Principalmente é saber trabalhar com o conlito. O que é o conflito? Quais são as regras no sue mundo? Qual a Hierarquia? Qual é a tecnologia desse mundo? Qual é o clima e como os habitantes vivem em outras regiões? Qual é a Religião dessa realidade? Quais foram os eventos passados nesse mundo? Ele tem personagens da vida real?
mergulhando na história desse mundo
Referência
MANTOVI,Primaggio Roteiros & Criação de Personagens São Paulo. 2014.
SALEN, Katie Coleção Regras do Jogo MIT PRESS 2003.
MESSNER, KATE How to Build a Fictional Worls Encontrado em: https://ed.ted.com/lessons/how-to-build-a-fictional-world-kate-messner/ acesso em: 01/03/2018