Design, Cultura e Informação

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

Design é Informação e Comunicação?

Design é Informação e Comunicação?

É o projeto da informação

É a transformação de dados complexos, desestruturados e desorganizados em informação de valor e significado (Fabianne Fernandes, 2015).

O papel das técnicas de design da informação é criar arcabouços informacionais e dar ordem e sentido no processo de organização e estruturação da informação

Design é Informação e Comunicação?

Informação

Por exemplo, para uma criança que não aprendeu ainda a ler e escrever as letras ainda não formam palavras, e sim um processo de símbolos que se colocados lado a lado não possuem significado algum.

Informação

A informação é importante para o conhecimento, mas criar meios e métodos para visualiza-las é parte de uma prática de que orienta a forma como podemos criar uma leitura mais dinâmica e rápida para sua compreensão.

Elementos do Processo


Emissor : O que comunica?
Código : Linguagem - verbal ou não
Meio : Canal forma de comunicação
Receptor : Interpreta a informação

Comunicação é só verbal?

É apenas com o uso das palavras que conseguimos nos comunicar?


Revista "Meu Amiguinho"

Cultura e processos de linguagem


Exercício:

Informação 1: Eu, Gláucio Moro sou professor, nascido em São Paulo, capital

Cultura e processos de linguagem



Informação 2: Gosto de música, e tenho ouvido muito rock e jazz (beebop), no momento.

Cultura e processos de linguagem



Informação 3: Sou docente na PUC-PR, moro em Curitiba e sou Doutor em Tecnologia formado UTFPR

Cultura e processos de linguagem



Pergunta: Porque eu jamais teria um carro branco?

Cultura e processos de linguagem


Porque carros brancos são sinônimos de táxis em São Paulo.

Cultura e processos de linguagem



O processo de informação esta conectado à cultura e a localização. Pessoas que estão em uma determinada sociedade (país, cidade, bairro) possuem uma construção com o meio diferente de outras pessoas que vivem em outros locais, por exemplo.

Cultura e processos de linguagem



A informação depende de uma relação perceptiva com o meio em que o ser humano vive, com o jeito que ele interpreta a realidade e a construção de mundo que ele faz.

Os seres humanos são seres interpretativos, instituidores de sentido. A ação social é significativa tanto para aqueles que a praticam como para os que a observam: não em si mesma mas em razão dos muitos e variados sistemas de significado que os seres humanos utilizam para definir o que significam as coisas e para codificar, organizar e regular sua conduta uns em relação aos outros. Estes sistemas ou códigos de significação dão sentido às nossas ações. Eles nos permitem interpretar significativamente as ações alheias. Tomados em seu conjunto, eles constituem nossas 'culturas'. Contribuem para assegurar que toda ação social é 'cultural', que todas as práticas sociais expressam ou comunicam um significado e, neste sentido, são práticas de significação. (HALL, 1997, p.3)

Linguagem e cultura

A mensagem não fará sentido se o receptor não entender a informação dada. Mesmo asssim a tradução com elementos de seu mundo será feita, podendo gerar confusões.

Design e Informação

E o Design? O design está presente em produtos, ambientes, roupas, tecnologia, eletrônicos, interfaces gráficas, entre outros. Um vídeo, uma tela de navegação de um smartphone, imagens, revistas, sinalizações a informação está presente.

Infográfico

Mapa do Matrô

Exercício em sala

Análise de Informação

Escreva em um papel itens que compõem a sua personalidade. Descreva vários e diversos itens sem se identificar.

Referência

  • CAIRO, Alberto. Design de Informacao: base para a disciplina no curso de Design . CreateSpace Independent Publishing Platform; 02, Edicao 2015, FRF Producoes edition (January 1, 2015).
  • HALL, Stuart.The work of representation. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.
  • DONDIS, Donis.A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.