Teoria da Cor

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

Não existe...

...imagem sem cor. As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estao distribuidas harmoniosamente inspirando as pessoas na hora de sua aplicação no cinema. Para melhor dominar o seu uso enquanto conceito, é necessário identificar suas caracteristicas, efeitos, harmonias, temperaturas e construções sociais.


Cor não é tudo, mas é quase

As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-irís. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem. É esse o fenômeno na direção dos olhos que as percebem. Esse fenômeno nos permite dizer qual a cor dos objetos.


Cor não é tudo, mas é quase

As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada uma cor damos um valor-peso, mas é somente um peso psicológico. A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto; pode portanto, ser usada deliberadamente para se atingir objetivos específicos.


Cor não é tudo, mas é quase

Devido às suas qualidades intrínsecas, a cor tem capacidade de captar rapidamente - e sob um domínio emotivo - a atenção do espectador. A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca emoção. É construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma idéia.


Cores Primárias


Cores Primárias: amarelo, azul e vermelho são cores primárias, ou seja, elas sao puras, sem mistura. E a partir delas que são feitas as outras cores.

Cores Secundárias


Cores secundárias: verde, laranja e roxo são cores secundárias. Cada uma delas e formada pela mistura de duas primarias.

Cores Terciárias


Trata-se da união de uma cor primária e uma secundária.

O círculo Cromático

O círculo Cromático


O Círculo Cromático é composto por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. É utilizado na hora de compor conceitos de cor. É uma guia rápido onde montamos conceitos e combinações harmónicas possíveis.

Cores Complementares

Cores Complementares

Cores complementares são as cores opostas no disco de cores. Ex: o vermelho é complementar do verde. O azul é complementar do laranja. As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.

Cores Complementares

Cores Complementares

Cores Complementares

Cores Análogas

Cores Análogas

Cores análogas são as que aparecem lado-a-lado no disco de cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas são usadas para dar a sensação de uniformidade. A composição em cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.

Cores Análogas

Cores Análogas

Cores Análogas

Tríades

Tríades

Tríades

As cores tríades são aquelas que estão posicionadas a uma distância igual uma das outras dentro do círculo cromático. Deixa o visual harmônico e equilibrado em tons. É lúdico e criativo.

Tríades

Tríades

Tríades

Significados Gerais da Cor

Significados Gerais da Cor

A Regra das 3 Cores ou..

A regra 60, 30, 10.

Se referem aos percentuais de cor utilizados em sua composição. 60%, 30% e 10% respectivamente.

A proporção de 60% refere-se à cor principal que você usará no design do seu quadro. Essa cor irá ancorar o espaço e também servirá como pano de fundo para o restante das cores que você planeja usar.

A regra 60, 30, 10.

A proporção de 30% refere-se à cor secundária da composição. É usada a metade da cor principal. A cor secundária suporta a cor principal, mas é diferente o suficiente para diferenciá-las e dar contraste e interesse ao ambiente. Exemplos de quais itens em 30% de um ambiente:

A regra 60, 30, 10.

A proporção de 10% refere-se à cor de e contraste visual. Esta cor irá adicionar diversão e atenção ao personagem ou ambiente. Pode ser uma obra de arte em uma sala ou um abajour. Aqui estão alguns exemplos do que compreende 10%:

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

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A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

A regra 60, 30, 10.

Transição de Cores pela História

Porque?

Presisamos nos lembrar que o arco narrativo é também VISUAL. É importante que ele tenha camadas de complexidade, inclusive nas montagens tonais

Transição de Cores pela História

Transição de Cores pela História

Transição de Cores pela História

Transição de Cores pela História

https://thecolorsofmotion.com/films

Referências

    Da cor à cor inexistente – Israel Pedrosa - Editora Universidade de Brasília – 3ª edição

    Psicodinâmica da cores em comunicação – Modesto Farina - Editora Edgar Blucher Ltda – 4ª edição

    Arte & Percepção Visual – Rudolf Arnheim - Editora Livraria Pioneira – 7ª edição