Prof. Gláucio Moro
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...imagem sem cor. As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estao distribuidas harmoniosamente inspirando as pessoas na hora de sua aplicação no cinema. Para melhor dominar o seu uso enquanto conceito, é necessário identificar suas caracteristicas, efeitos, harmonias, temperaturas e construções sociais.
As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-irís. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem. É esse o fenômeno na direção dos olhos que as percebem. Esse fenômeno nos permite dizer qual a cor dos objetos.
As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada uma cor damos um valor-peso, mas é somente um peso psicológico. A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto; pode portanto, ser usada deliberadamente para se atingir objetivos específicos.
Devido às suas qualidades intrínsecas, a cor tem capacidade de captar rapidamente - e sob um domínio emotivo - a atenção do espectador. A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca emoção. É construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma idéia.
Cores Primárias: amarelo, azul e vermelho são cores primárias, ou seja, elas sao puras, sem mistura. E a partir delas que são feitas as outras cores.
Cores secundárias: verde, laranja e roxo são cores secundárias. Cada uma delas e formada pela mistura de duas primarias.
Trata-se da união de uma cor primária e uma secundária.
O Círculo Cromático é composto por 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. É utilizado na hora de compor conceitos de cor. É uma guia rápido onde montamos conceitos e combinações harmónicas possíveis.
Cores complementares são as cores opostas no disco de cores. Ex: o vermelho é complementar do verde. O azul é complementar do laranja. As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.
Cores análogas são as que aparecem lado-a-lado no disco de cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas são usadas para dar a sensação de uniformidade. A composição em cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.
As cores tríades são aquelas que estão posicionadas a uma distância igual uma das outras dentro do círculo cromático. Deixa o visual harmônico e equilibrado em tons. É lúdico e criativo.
Se referem aos percentuais de cor utilizados em sua composição. 60%, 30% e 10% respectivamente. A proporção de 60% refere-se à cor principal que você usará no design do seu quadro. Essa cor irá ancorar o espaço e também servirá como pano de fundo para o restante das cores que você planeja usar.
A proporção de 30% refere-se à cor secundária da composição. É usada a metade da cor principal. A cor secundária suporta a cor principal, mas é diferente o suficiente para diferenciá-las e dar contraste e interesse ao ambiente. Exemplos de quais itens em 30% de um ambiente:
A proporção de 10% refere-se à cor de e contraste visual. Esta cor irá adicionar diversão e atenção ao personagem ou ambiente. Pode ser uma obra de arte em uma sala ou um abajour. Aqui estão alguns exemplos do que compreende 10%:
Porque?
Presisamos nos lembrar que o arco narrativo é também VISUAL. É importante que ele tenha camadas de complexidade, inclusive nas montagens tonais
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