Estilos de narrativas

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

Narrativa Linear

Narrativa Linear

  • É uma narrativa com um único fio condutor;
  • História com começo, meio e fim;
  • Sem interposições;
  • A maioria dos comerciais de TV, por exemplo;

Narrativa Linear

Exemplo:
  • Introdução do ambiente;
  • Apresentação das personagens;
  • Conflito;
  • Consequências do conflito;

Narrativa Linear

Narrativa Linear

Narrativa Paralela

Narrativa Paralela

  • Narrativa com duas histórias paralelas independentes;
  • Pode chegar em um ponto de cruzamento no final;
  • Também chamada de Narrativa Binária;

Narrativa Paralela

Paradigma do Bang-Bang

Narrativa paralela

Narrativa Circular

Elementos:

  • História termina onde começou, fechando-se assim um círculo.
  • A história caminha para o começo no final.
  • Filmes como A faca na água de Roman Polansky, O fantasma da liberdade, de Luis Buñuel e Titanic de James Cameron tem narrativas circulares.

Narrativa de inserção

narrativa de Inserção

  • Narrativa onde tempo e o espaço são contados de na história.
  • Confusão entre quais tempos são contados na história.
  • Flashbacks temporais entrelaçando histórias.

Narrativa de inserção

Narrativa Fragmentária

Narrativa Fragmentária

  • Desorganização de imagens
  • Trechos de momentos
  • Propagandas de perfumes, video-clipes

Narrativa fragmentária

Narrativa fragmentária

Narrativa fragmentária

Narrativa fragmentária

Narrativa Polifônica

Narrativa Polifônica

  • Narrativa onde são contadas diversas histórias;
  • Podem se desenvolver simultaneamente;
  • Pode ter ligação entre elas ou não;
  • De difícil organização e criação, mas muito dinâmica;
  • Robert Altman - Nashville (1975), Tarantino - Pulp Fiction (1994) são exemplos.

Referência

  • TODOROV, Tzvetan As Estruturas Narrativas PERSPECTIVA: 2013
  • MOTTA, Luiz Gonzaga Análise Crítica da Narrativa UNB; Edição: 1ª (1 de janeiro de 2013)
  • CAMERON, Allan Modular Narratives in Contemporary Cinema NY: PALGRAVE MACMILLAN, 2008
  • EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1990.