Estudos da Imagem

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

A imagem é informação?

A imagem possui a força de informar e modificar ambientes, complementar histórias, lugares e criar pensamentos. Através de um quadro ou um pôster na parede, exprimimos nossa personalidade.

Imagem

Flusser, (1985, p.7), diz:

“O caráter mágico das imagens é essencial para a compreensão das suas mensagens. Imagens são códigos que traduzem eventos em situações, processos em cenas. Não que as imagens eternalizem eventos; elas substituem eventos por cenas. E tal poder mágico, inerente à estruturação plana da imagem, domina a dialética interna da imagem, própria a toda mediação, e nela se manifesta de forma incomparável.”

O Pictograma

  • É um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos.
  • Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.

Pictograma

Arte Rupestre

Pictograma

“Pinturas e gravuras ostentam a presença obsessiva de animais selvagens que surgem como objeto de um verdadeiro culto, assinalado frequentemente por toda uma simbólica (...) um ato de magia simpática, assente na convicção de que a representação permite o aprisionamento do ser representado”. (Leveque, 1996, p.18, 25).

Ideograma

Ideograma

Ideograma

Ideograma

Linguagem

Linguagem

Pictogramas e Sinais

Pictogramas e sinais

Toda comunicação humana se faz através de símbolos, através do veículo de uma linguagem, e, quanto mais articulada for a linguagem, maior a chance de que a imagem seja transmitida. Ernst Gombrich (2007, p.326)

Pictogramas e sinais

  • ISOTYPE é um sistema de pictogramas projetado por Otto Neurath e ilustrado por Gerd Arntz nos anos de 1920 para comunicar informação de forma simples, valorizando a linguagem não-verbal.
  • ISOTYPE é uma sigla que significa: International System of Typographic Picture Education (sistema internacional de educação tipográfica pictórica).
  • Ideais de fácil assimilação e compreensão

Pictogramas e sinais

Pictogramas e sinais

Pictogramas e sinais

Pictogramas e sinais

Pictogramas e sinais

Imagem e Cultura

A cultura está localizada na imagem?

O que as relações de localidade e cultura tem a ver com os princípios da visualização da imagem?

Imagem e Cultura

O que significa essa imagem?

Imagem e Cultura

Verificou-se que mesmo neste mundo deliberado faz-de-conta, a ilusão genuína se aguentava: já vimos como a pintura inacabada pode despertar a imaginação do observador e projetar no quadro o que nele não se acha. (...) Temos de tratar agora sua interpretação psicológica. Há obviamente duas condições que tem de ser cumpridas para que o mecanismo da projeção se ponha em movimento. Uma é que o observador não deve ser deixado em dúvida sobre a maneira de preencher a lacuna; outra é que ele receba uma “tela”, uma área vazia ou mal definida, sobre a qual possa projetar a imagem esperada. Ernst Gombrich (2007, p.174).

A “percepção” denotada por Gombrich visa um processamento e tradução de uma imagem que teoricamente “faltariam partes” ou possuem partes em que espectador preenche a partir de sua cultura e experiência pessoal.

Imagem e Cultura
Imagem e Cultura
Imagem e Cultura
Imagem e Cultura

Imagem, cultura e hibridismo

Ainda dentro da cultura, como eles se relacinam quando seguem para outras culturas?

Imagem, cultura e hibridismo

Imagem, cultura e hibridismo

Imagem, cultura e hibridismo

Imagem, cultura e hibridismo

Imagem, cultura e hibridismo

Referência

  • AUMONT, Jacques.A Imagem. 7ª Edição, São Paulo: Papirus Editora, 2002.
  • FLUSSER, Vilém.A Filosofia da Caixa Preta. 1ª Edição, São Paulo: Hucitec Editora, 1985.
  • GOMBRICH, E. H.. Arte e Ilusão. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • HALL, Stuart. “The work of representation”. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.