Prof. Gláucio Moro
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A imagem possui a força de informar e modificar ambientes, complementar histórias, lugares e criar pensamentos. Através de um quadro ou um pôster na parede, exprimimos nossa personalidade.
Flusser, (1985, p.7), diz:
“O caráter mágico das imagens é essencial para a compreensão das suas mensagens. Imagens são códigos que traduzem eventos em situações, processos em cenas. Não que as imagens eternalizem eventos; elas substituem eventos por cenas. E tal poder mágico, inerente à estruturação plana da imagem, domina a dialética interna da imagem, própria a toda mediação, e nela se manifesta de forma incomparável.”
Arte Rupestre
“Pinturas e gravuras ostentam a presença obsessiva de animais selvagens que surgem como objeto de um verdadeiro culto, assinalado frequentemente por toda uma simbólica (...) um ato de magia simpática, assente na convicção de que a representação permite o aprisionamento do ser representado”. (Leveque, 1996, p.18, 25).
Toda comunicação humana se faz através de símbolos, através do veículo de uma linguagem, e, quanto mais articulada for a linguagem, maior a chance de que a imagem seja transmitida. Ernst Gombrich (2007, p.326)
A cultura está localizada na imagem?
O que as relações de localidade e cultura tem a ver com os princípios da visualização da imagem?
O que significa essa imagem?
Verificou-se que mesmo neste mundo deliberado faz-de-conta, a ilusão genuína se aguentava: já vimos como a pintura inacabada pode despertar a imaginação do observador e projetar no quadro o que nele não se acha. (...) Temos de tratar agora sua interpretação psicológica. Há obviamente duas condições que tem de ser cumpridas para que o mecanismo da projeção se ponha em movimento. Uma é que o observador não deve ser deixado em dúvida sobre a maneira de preencher a lacuna; outra é que ele receba uma “tela”, uma área vazia ou mal definida, sobre a qual possa projetar a imagem esperada. Ernst Gombrich (2007, p.174).
A “percepção” denotada por Gombrich visa um processamento e tradução de uma imagem que teoricamente “faltariam partes” ou possuem partes em que espectador preenche a partir de sua cultura e experiência pessoal.
Imagem e Cultura
Imagem e Cultura
Imagem e Cultura
Imagem e Cultura
Ainda dentro da cultura, como eles se relacinam quando seguem para outras culturas?