Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com
Distância entre câmera e cena. Distância focal da objetiva (ângulo de visão da lente). Orientação (portrait or paysage). Ponto de vista (localização do fotógrafo).
Trata-se de uma ferramenta para auxiliar-nos na distribuição dos elementos dentro do enquadramento. Consiste em traçar duas linhas imaginárias na vertical e duas linhas imaginárias na horizontal, dividindo o enquadramento em 3 partes iguais na vertical e 3 partes iguais na horizontal.
Consiste em traçar duas linhas imaginárias na vertical e duas linhas imaginárias na horizontal, dividindo o enquadramento em 3 partes iguais na vertical e 3 partes iguais na horizontal.
Regra dos terços No encontro das linhas imaginárias teremos 4 pontos. Esses pontos são chamados de pontos de interesse ou pontos focais. O elemento principal não deve estar centralizado vertical e horizontalmente. Sua melhor posição é numa das linhas dos terços, deixando um espaço para ambientar a foto
Usando a regra dos terços: Na fotografia de uma paisagem poderemos colocar a linha do horizonte coincidindo com o terço inferior ➜ o céu ocuparia 2/3 da imagem e teria maior importância que o terra que ocupa 1/3 da imagem. Ao contrário, se a linha do horizonte coincidisse com o terço superior, daremos mais importância para terra (2/3) que o céu (1/3).
Se queremos contar algo em uma foto, vamos ocupar a maior parte com esse "algo", garantindo que assim se torne o centro das atenções. Além disso, eliminamos assim possíveis elementos que desviem a atenção.
Sempre que tivermos um elemento isolado e não muito grande num enquadramento neutro, ele funciona como um PONTO, atraindo nossa atenção e fazendo que olhemos a imagem a partir desse ponto.
Uma linha é uma seqüência de pontos. Fotograficamente podemos ter linhas evidentes e linhas sugeridas pelos elementos da imagem. Normalmente essas linhas tendem a guiar nosso olhar pela imagem.
A disposição dos elementos dentro do enquadramento pode sugerir formas, tais como: quadrados, retângulos, triângulos, círculos etc. Essas formas fotográficas nos ajudam a dar unidade à imagem.
A repetição de objetos ou elementos que tenham a mesma forma, tamanho ou cor é chamada de padrão fotográfico.
Espaço negativo é considerado os grandes espaços vazios, geralmente em preto ou branco, dentro de uma fotografia, geralmente de um lado.