Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com
As lentes fotográficas são elementos ópticos cruciais em câmeras, variando entre tipos como grande angular, normal e teleobjetiva. Distância focal, abertura e ângulo de visão são características-chave que moldam a composição e a estética da imagem capturada.
A Distância Focal é uma característica muito importante da objetiva. Porque é a partir dela que o profissional de fotografia (Fotógrafo, Diretor de Fotografia, Cinegrafista, etc.) define, qual o campo de visão deseja trabalhar, qual o tamanho do quadro, se maior ou menor aproximação.por exemplo, a maior ou menor aproximação de uma imagem, ou ainda escolhe o campo de visão que deseja trabalhar. A distancia focal de uma lente é determinada pela distância em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto do sensor ou filme nas Câmeras de Fotografia ou Câmeras de Vídeo.
Geralmente, as lentes são compostas por cinco ou seis elementos, predominantemente objetivas. Suas aberturas máximas de diafragma costumam superar a distância focal de uma lente comum, que é de 50 mm. Isso resulta em um campo de visão de aproximadamente 50 graus. Essas lentes são denominadas "normais" porque a imagem projetada apresenta uma distorção de perspectiva muito similar àquela percebida pelo olho humano. Teoricamente, elas reproduzem o mesmo ângulo de visão do olho humano, porém apenas de um dos olhos, seja o esquerdo ou o direito.
Quando uma câmera focaliza um assunto, como um objeto, pessoa, animal ou cena, ocorre a definição de uma região nítida na imagem. Isso é conhecido como a profundidade de campo, que pode ser compreendida da seguinte maneira: Profundidade de campo ampla ou profunda: Nesse caso, a extensão da área nítida é notavelmente grande, abrangendo elementos distantes uns dos outros. Isso resulta em uma imagem onde diversos planos, tanto à frente quanto atrás do ponto de foco, permanecem claros.
Profundidade rasa ou estreita: Aqui, a extensão da área nítida é limitada, causando um maior desfoque tanto no fundo quanto à frente do assunto em foco. Isso cria um efeito de destaque no ponto de interesse, isolando-o do restante da cena. Para entender melhor como a profundidade de campo é determinada, é essencial considerar fatores-chave, tais como: Abertura da Lente: A abertura da lente controla a quantidade de luz que entra na câmera por meio do diafragma. Lentes com aberturas maiores, como f/1.4, permitem a entrada de mais luz, resultando em uma profundidade de campo menor.
Por exemplo, quando comparada a uma lente f/8.0, uma lente com abertura f/1.4 possui um diâmetro maior. Isso significa que apenas os objetos próximos à câmera estarão em foco, enquanto o restante estará desfocado. Consequentemente, uma lente com abertura f/1.4 terá uma profundidade de campo menor em comparação com uma lente f/8.0. Isso possibilita o isolamento criativo do assunto em foco, tornando o fundo desfocado e suave.