Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com
Cor é a propriedade da percepção visual correspondente nos humanos a categorias chamadas de vermelho, amarelo, branco, etc. As cores são formadas a partir da decomposição da luz branca. O espectro luminoso se decompõem em vários comprimentos de onda, cada um com uma cor característica.
As propriedades da luz são: absorsão, reflexão, refração, transmissão, etc. Os humanos podem ver os comprimentos de onda que vão desde 400 nm a 700 nm, a chamada luz branca ou luz visível.
A real cor da luz é definida com o “temperatura da cor”, ou como a cor da luz se apresenta como variações da cor branca. O seu valor é medido em graus kelvin. Quanto maior o valor da temperatura, mais frio e azulado o efeito sobre a luz. Quanto menor o seu valor, mais quente a amarelado o efeito. A cor branca pura é o ponto de comparação entre os valores quentes e frios. Os valores são inversos aos valores da psicodin mica das cores.
A real cor da luz é definida com o “temperatura da cor”, ou como a cor da luz se apresenta como variações da cor branca.
O seu valor é medido em graus kelvin.
Quanto maior o valor da temperatura, mais frio e azulado o efeito sobre a luz.
Quanto menor o seu valor, mais quente a amarelado o efeito.
A cor branca pura é o ponto de comparação entre os valores quentes e frios. Os valores são inversos aos valores da psicodinâmica das cores.
O balanço de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. As câmeras digitais efetuam balanço de cores considerando, a princípio, que deve haver, por exemplo, 30% de cor vermelha e 11% de cor azul na luz refletida por um alvo branco iluminado por uma fonte de luz ideal.
Apesar da natureza tricrômica das cores nas câmeras digitais (R, G, B), as câmeras de uso profissional costumam oferecer balanço de cores por correção de temperatura de cor (eixo vermelho-azul), compatibilizando-se com a fotografia tradicional cuja iluminação era feita com lâmpadas incandescentes do tipo photoflood ou pela luz de flashes eletrônicos.
O balanço do branco automático (Automatic White Balance - AWB) Resulta de diferentes tecnologias. Mais comuns: utiliza um algoritmo que considera a parte mais clara da cena como sendo de cor branca e a mais escura como sendo de cor negra, quebra a imagem refletida e provoca a mistura de cores para fixar a cor desta mistura como branco padrão.
O Balanço de branco mecânico: Pode ser ajustado por configurações pré-definidas baseadas na temperatura de cor da fonte de luz utilizada.