Metodologia da Pesquisa

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

Metodologia da Pesquisa

A FORMULAÇÃO DE UM PROBLEMA, É MAIS IMPORTANTE QUE SUA SOLUÇÃO. "Albert Einstein"

Porque pensar em uma problemática

O processo de investigação interage com o investigador e o objeto de sua investigação;

Ele tem uma motivação para “entender melhor” alguma coisa na sua vida ou no mundo;

Implícita na noção de “entender melhor” algo: A presença de um problema para o investigador;

as perguntas de pesquisa

Objetivo:
  • Auxiliar e obervar grandes quantidades de dados com mais facilidade;
  • O que é duvidoso, incerto e difícil no assunto a ser investigado? O que causou essa dúvida, incerteza e dificuldade?

    Por exemplo: Falta de conhecimento ou de teoria. Contradições no conhecimento ou na teoria.

    Relações ou conexões não provadas entre variáveis.

Objetivo da Pesquisa

Os objetivos da pesquisa especificam os resultados antecipados da pesquisa. Os objetivos de pesquisa podem ser classificados como:

Exploratórios – buscar novos entendimentos.

Descritivos – descrever melhor ou alternativamente exemplificar o que já é conhecido em um novo contexto.

Confirmatório – testar/validar hipóteses.

Uma boa pergunta para a sua pesquisa

As perguntas de pesquisa devem ser:
  • Possíveis - isto é, capazes de serem investigadas com os recursos disponíveis
  • Claras – não-ambiguas, devem ser significantes – isto é, vale a pena investigar.
  • Relacionais - Frequentemente sugerem uma relação a ser investigada. O termo relação usado na pesquisa se refere a uma conexão ou associação entre duas ou mais características ou qualidades.

Toda a pesquisa tem três passos em comum:

A necessidade de investigação do problema?

Qual é a estratégia de pesquisa?

O problema é solucionado ou pelo menos imagina-se uma solução tentativa?

Roteiro para a elaboração do projeto de pesquisa

Elementos:

Título: Deve expressar o conteúdo da pesquisa. Poderá ser metafórico (eventualmente) mas nesses casos deverá ter um subtítulo tematicamente expressivo.

Justificativa: Deve expressar os interesses pessoais e a necessidade do estudo do cenário específico. A literatura pode auxiliar na argumentação da relevância do estudo.

Literatura: Estabelece fundamentos teóricos que justificam a abordagem no tratamento do problema. Nunca fazer uma afirmação sem se basear em uma literatura é padrão.

Elementos:

Problema: Escrever o problema na forma de pergunta deixa tudo mais direto por demandar uma resposta clara. Em caso de hipóteses, estabelecê-las de maneira clara e precisa. As hipóteses são declarações simplificadas sobre os resultados antecipados do estudo. Normalmente predizem eventos diferenças entre grupos e relações de variáveis. esses resultados podem contribuir com a pesquisa e dar um novo caminho por meio do erro para o pesquisador.

Elementos:

Objetivos: Objetivos são os resultados que precisam ser alcançados. Aqui entram os objetivos específicos da pesquisa, pertinentes ao tema veiculado e ao desenvolvimento do raciocínio.

Procedimentos: Discutir a opção metodológica. Eles virão da coleta e análise de um certo tipo de público? São dados encontrados em que local? Os métodos propostos com vistas à coleta e análise devem ser descritos detalhadamente. Se a pesquisa especificar uma ou mais amostras, a caracterização de dados e os métodos de amostragem devem ser relatados.

Elementos:

Cronograma e o projeto No cronograma as etapas da pesquisa devem ser descritas. Não se deve confundir as etapas cronológicas com as etapas de investigação. No projeto deve-se demonstrar qual foi o resutado obtido com o trabalho desenvolvido.

Referências: Incluem as obras consultadas pelo pesquisador para a elaboração do projeto. Essas referências devem estar dentro das normas técnicas.

Como fazer uma citação?

Em primeiro lugar, a citação serve para agregar valor ao que está sendo comentado e para demonstrar que a sua ideia tem um embasamento prévio. Citar a fonte consultada ainda evita o problema de plágio de uma ideia ou um conceito, ou seja, a citação protege o pesquisador e ainda agrega ao trabalho.

Como fazer uma citação?

Citação Direta: Descrição fiel da obra com a referência do autor.

"É através do uso que fazemos das coisas, o que dizemos, pensamos e sentimos – como representamos – que damos significado. Ou seja, em parte damos significado aos objetos, pessoas e eventos através da estrutura de interpretação que trazemos.(HALL, 1997, p. 3)."

Segundo Hall (1997, p.3) é através do uso que fazemos das coisas, o que dizemos, pensamos e sentimos – como representamos – que damos significado. Ou seja, em parte damos significado aos objetos, pessoas e eventos através da estrutura de interpretação que trazemos.

Citação indireta: Você chegou a conclusão, mas não quer usar as mesmas palavras do autor. Talvez porque ela não se encaixe na forma que você está escrevendo ou por qualquer motivo pessoal. Então vem a citação parafraseada, a indireta.

Hall (1997, p.3) aponta que pelo uso das coisas que são pensadas, ditas e sentidas é que criamos o significado dado. Esses eventos vem através da interpretação que trazemos e representamos.

Referência

  • BAUER, Martin, W. e GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e sons: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003
  • REA, Louis e PARKER, Richard A. Designing and conducting survey research: a comprehensive guide. 3rd edition. San Francisco: Jossey-Bass, 2005.
  • MOREIRA, Herivelto. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. Lamparina, 2008.