Montagem Eisensteiniana

A cinematografia é, em primeiro lugar e antes de tudo, montagem (EISENSTEIN, 2002).

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

O pensamento de Eisenstein

O pensamento de Eisenstein

Sergei Mikhailovich Eisenstein, juntamente com Griffith, foi um dos maiores expoentes tanto da teoria como do fazer cinema. Pioneiro em diversas áreas, ele estudou as técnicas de montagem e, juntamente com as experiências que teve no Japão, idealizou e consolidou a montagem cinematográfica como uma linguagem.

Aluno de Lev Kuleshov, Sergei estudou a escrita japonesa e chinesa e notou imensas similaridades com o filme.

O pensamento de Einseintein

Os hieróglifos foram construídos a partir de representações de imagens que foram se modificando com o tempo.

Segundo Eisenstein (2002, p. 32) os “hieróglifos são desenvolvidos a partir dos aspectos convencionais de objetos reunidos que expressam conceitos, isto é, a imagem de um conceito — um ideograma.”

O pensamento de Einseintein


Transformação do ideograma chinês montanha

O pensamento de Einseintein

Mas como representar um conceito com o ideograma? Para expressar uma emoção, o ideograma se soma a outro e forma um conceito que não conseguiria ser expressado em uma imagem, por exemplo:

  • Cachorro + boca = "latir";
  • Boca + criança= "gritar";
  • Faca + coração = "tristeza”

Montagem Métrica

Montagem Métrica

É essencialmente o comprimento entre os fragmentos das peças de montagem, ou seja, é puramente o tamanho e a proporção dos pedaços que se mantêm nessa sequência.

Pela teoria de Eisenstein, a montagem métrica tem o sentido de um compasso musical, aumentando o conflito conforme as partes fiquem mais curtas, chegando a proporcionar uma ação mimética ao espectador. Deixar os planos mais curtos significa que o público tem menos tempo para absorver a informação dada, criando compreensões diferentes para a cena.

Montagem Métrica

Snatch (2000)

Montagem Rítmica

Montagem Rítmica

É o procedimento que visa demonstrar os conflitos entre os elementos, a fim de determinar a desenvoltura que eles têm, ou seja, é o ritmo de ação de entrada e saída dos quadros que formam uma continuidade visual atraente e interessante, de maneira que criem sentido entre si. Não é apenas o comprimento do fragmento que vale, e sim o seu conteúdo. A sincronia com que os quadros entram e saem importa para gerar um efeito emotivo-primitivo.

Montagem Rítmica

"Um plano. Um pedaço de celuloide. Um pequeno quadro retangular no qual está, organizada de algum modo, parte de um evento.

Unidos, esses planos formam a montagem. Quando isto é feito num ritmo apropriado, é claro! Isto, sumariamente, é o que é ensinado pela velha, velha escola de cinema, que afirmava: "Parafuso a parafuso, Tijolo a tijolo...” (EISENSTEIN, 2002, p. 41)"

Montagem Rítmica

O bom o mau e o feio (1966)

Montagem Rítmica

Baby Driver - 2017

Montagem Rítmica

Baby Driver - 2017

Montagem Tonal

Montagem Tonal

Esse estilo de montagem visa à gradação de tons que dão à cena a emoção esperada. Isso quer dizer que a cena pode ter colorações e tons mais escuros ou mais claros para que a comoção do momento seja intensificada, dependendo da mudança que os sentimentos têm dentro da sequência.

Montagem Tonal

Na montagem tonal, todas as impressões são vistas pela quantidade de luz, sombras e quadros que levam o espectador a sensações pelo tom utilizado.

"Na montagem tonal, o movimento é percebido num sentido mais amplo. O conceito de movimentação engloba todas as sensações do fragmento de montagem. Aqui a montagem se baseia no característico som emocional do fragmento – de sua dominante. O tom geral do fragmento. (EISENSTEIN, 2002, p. 82)"

Montagem Tonal

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Montagem Atonal ou Harmônica

Montagem Atonal ou Harmônica

É a soma das montagens métrica, rítmica e tonal, que visa harmonia entre as técnicas. O objetivo é analisar todos os métodos de montagem e buscar coerência com a técnica e a montagem do filme. Explicando de maneira curta, é ver se todas as técnicas utilizadas se encaixam entre si em todas as sequências.

Esta característica eleva a impressão de um colorido melodicamente emocional, uma percepção diretamente fisiológica. Isto também representa um nível relacional com os níveis anteriores (...) A montagem atonal, do conflito entre o tom principal do fragmento (sua dominante) e uma atonalidade. (EISENSTEIN, 2002, p. 84)

Montagem Atonal ou Harmônica

Montagem Intelectual

Montagem Intelectual

É a mais famosa das categorias criadas por Eisenstein. A montagem intelectual é o processo de relação entre as cenas, que é fundamentalmente o processo de reflexão que a justaposição de quadros produz dentro da mente do espectador. Enquanto as outras técnicas buscam provocar uma relação emocional ao espectador, a montagem intelectual visa uma resposta por meio da construção de ideias e conceitos ideológicos diversos.

Montagem Intelectual

A montagem intelectual é a montagem não de sons atonais geralmente fisiológicos, mas de sons e atonalidades de um tipo intelectual, isto é, conflito-justaposição de sensações intelectuais associativas. (EISENSTEIN, 2002, p. 86)

Montagem Intelectual

Pode parecer complicado na teoria, mas na verdade é até bem simples se imaginarmos que a sequência de cenas muitas vezes pode não produzir mensagens tão específicas como fome, tristeza ou desejo como o experimento de Kuleshov nos trouxe.

Elas provocam um processo intelectual por meio de uma ideia inserida nos quadros, ou seja, o espectador com sua percepção, visão e construção de realidade, irá criar um processo que se correlaciona com as sequências apresentadas.

Montagem Intelectual

O Encouraçado Potemkin (1925)

Montagem Intelectual

Corra que a polícia vem aí 2½ (1991)

Referência

  • AUMONT, Jaques. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. São Paulo: Papirus, 2012.3
  • EINSENTEIN, S. O Sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
  • EINSENTEIN, S. A Forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
  • PIGNATARI, R Eisenstein, O cineasta da revolução. São Paulo: Revista Klepsidra/USP, 2007.