Montando um Teaser

Prof. Gláucio Moro
ghmoro@gmail.com

o que significa teaser?

Teaser vem do inglês e significa "provocar", ou "provocante". No marketing, o teaser é uma técnica de campanha publicitária que irá gerar o interesse em um determinado produto com informações valiosas no início de uma campanha.

o que significa Teaser?

Teaser é um anúncio do anúncio. A palavra provém do termo "strip tease" por haver uma "aura" em torno do suspense que o espetáculo produz (Luzzi, 2001).

O termo relevância e impacto que o anúncio causa trazendo a atenção para si com um elevado indíce de audiência.

Conforme Araújo (2007): “O Teaser serve tanto para causar a ansiedade na pessoa, quanto para avisar que é preciso esperar um pouco antes de comprar outra coisa”.

Então, qual é a diferença entre um Teaser e um trailer?

Teaser ou trailer?

O trailer, além de ser mais longo que um teaser, revela informações mais detalhadas em uma amplitude mais geral de um produto. Apesar de ter funções parecidas com a do teaser, como a de instigar a pessoa que está assistindo, o trailer geralmente possui uma estrutura narrativa de começo, meio e fim e é mais longo que os teasers, com aproximadamente três minutos de duração.

Trailer

Teaser

Montando um teaser eficiente

Montando um teaser eficiente

  • Passe o mínimo de informações, mas o suficiente para que a ideia esteja clara na cabeça de quem está assistindo;
  • Seja breve, não enrole com informações técnicas demais, mas também não seja simplista ao ponto de não criar atrativo algum para o produto;
  • Crie interrogações na cabeça da audiência sobre o que mais pode oferecer o projeto apresentado;
  • Textos em primeira pessoa dão ao trabalho um carater mais autoral e firme ao discurso;

Exemplo de teaser

Divisão dos tempos no exemplo:

  • 15 segundos para a apresentação da pessoa e do projeto;
  • 30 segundos para o processo do projeto e detalhes;
  • 15 segundos para o objetivo do projeto;

Tempo de produção do teaser:

Aproximadamente 2 horas para gravar e 2 horas para editar, mais o tempo para organizar o material.

Referência

  • ARAÚJO, Dalvino. Entrevista concedida a Deborah Sausmikat. Manaus, 18 jul. 2007.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. São Paulo: Atlas, 2001.