Prof. Gláucio Moro
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Esses estudos da animação originalmente foram trazidos pelos animadores Ollie Johnston e Frank Thomas no livro "The Illusion of Life: Disney Animation" de 1981. Ele é baseado nas teorias já populares dos trabalhos desenvolvidos pela Disney desde a década de 1930, que estudaram e buscaram produzir animações mais realistas e fluidas.
Esta foi uma pesquisa sobre a animação e os animadores que foram pioneiros da Disney de 1930, começaram a estudar a movimentação e o comportamento de objetos e seres vivos. Alguns dos estudos feitos ao longo dos anos dessas movimentações.
Sensação de peso e flexibilidade. Levada ao extremo, uma figura esticada ou comprimida em um grau exagerado pode ter um efeito cômico, porém na realista, o volume de um objeto não muda quando é comprimido ou esticado.
Usada para preparar o público para uma ação e para fazer com que a ação pareça mais realista.
Esse princípio é semelhante à encenação , como é conhecido no teatro e no cinema. Seu objetivo é direcionar a atenção do público e deixar claro o que é de maior importância em uma cena.
Existem duas técnicas para o desenho de animação tradicional de uma personagem: Direto em frente,são animadas quadro a quadro do início ao fim. Já o pose a pose envolve começar com o desenho de alguns quadros-chave e, em seguida, preencher os intervalos mais tarde.
“Seguir em Frente” Ex - Quando se freia um carro em alta velocidade e quase damos de cara no painel. “Sobrepor” - Ações que ocorrem em tempos diferentes, por exemplo quando corremos nosso braços se mexem em tempo diferente de nossas pernas, não são perfeitamente sincronizados.
O movimento de objetos no mundo real precisa de tempo para acelerar e desacelerar. Por esse motivo, mais imagens são desenhadas próximo ao início e ao final de uma ação, criando um efeito de lenta e lenta para obter movimentos mais realistas. Mais velocidade, menos quadros, menos velocidade, mais quadros.
Processos mecânicos tem animações retilíneas. Processos orgânicos tem animações em arcos.
Ação/Reação - Corpo/Roupas - Cabeça/Chapéu - Pé/Bola.
Tempo da Ação de acordo com as regras da física. Sensação de peso.
A definição clássica de exagero, empregada pela Disney, era permanecer fiel à realidade, apenas apresentando-a de uma forma mais selvagem e extrema.
Desenho adequado a um estilo, ambiente e profundidade.
O apelo é mais uma recomendação. É o carisma do personagem, seu estilo, sua empatia.