Pensar em um espaço para a gravação de um vídeo que irá gerar uma boa gravação, exige algumas formas de pensar em como o processo técnico audiovisual irá ser conduzido a fim de reduzir os problemas técnicos.
Um espaço para o vídeo
Diferente de um espaço que funcionaria exclusivamente como um estúdio de gravação, uma idéia integrada de estúdio e residência tem que estar conectados ao pensamento de que existe uma área além daquele espaço que possivelmente pode estar sendo utilizada por outras pessoas.
Dicas de como pensar em um estúdio integrado:
Isolamento acústico deve ser trabalhado para não trazer ruídos de dentro para fora (um helicóptero passando por exemplo no meio de uma gravação), e de fora para dentro. Paredes e teto com isolamento com a aplicação de espuma acústica ajudam bastante.
O piso também deve ser isolado, pois reverbera facilmente o som de outros espaços (o som de um sapato, por exemplo). Isolamento com borracha no ambiente evita barulhos desnecessários.
Dicas de como pensar em um estúdio integrado:
É recomendável que acabamentos de paredes e objetos não tenham listras, pois prejudicam a gravação e podem causar distorção da imagem. (Efeito Moiré)
Dicas de como pensar em um estúdio integrado:
O local não precisa necessariamente ser todo isolado. A iluminação natural de uma janela pode beneficiar a gravação, mas para alguns tipos de gravação é recomendável que a janela tenha um blackout
As janelas tem que ser isoladas também. Esquadrias de vidro duplo funcionam bem.
Iluminações
Iluminações
Se o espaço permitir, utilizar iluminações que criem volumetria para a produção de seu vídeo.
Em estúdio o padrão mínimo de iluminação são os 3 pontos básicos de luz
Iluminação
Espaço para um Chroma Key
Espaço para um chroma key
O Chroma key é uma técnica que consiste em sobrepor imagens por meio do anulamento de uma cor existente em um cenário, geralmente o verde ou o azul.
Pensar em uma parede verde ou azul no ambiente pode beneficiar quem produz um vídeo com algumas"trucagens" que podem ser feitas em estúdio.